Infraestrutura de suporte à inovação para desenvolvimento de componentes plásticos, prototipagem e design industrial.
Produção de armações de óculos sustentáveis e personalizáveis com biomateriais, por fabrico aditivo, integrado com ecossistema digital de gestão da produção em rede com incorporação de sensores biométricos.
O projeto visa a criação de uma empresa destinada ao desenvolvimento e comercialização de produtos inovadores e patenteáveis na área da Química Verde, especialmente direccionados para a indústria óptica, mas com atuação em diversas áreas industriais, nomeadamente biotecnologia, bioplásticos e ambiente.
O objetivo central é desenvolver serviços/produtos “verdes”, apostando na investigação e na inovação, em resposta aos desafios ambientais, promover a economia circular e aplicar a investigação científica às necessidades das empresas e da Sociedade.
O projeto NABIA (Nova Abordagem de Biorremediação através de Algas), da Universidade de Coimbra, aborda a necessidade de se obter uma solução para o tratamento dos poluentes emergentes, propondo a descontaminação das águas residuais usando microalgas, utilizando uma abordagem baseada na formação de biomassa, e na sua respectiva valorização económica. NABIA tem como objetivo estudar a obtenção de produtos de valor acrescentado que possam atrair investimento e, por conseguinte, acelerar o desenvolvimento da tecnologia das microalgas. Este estudo informa sobre a viabilidade e a sustentabilidade do conceito de economia circular utilizando uma biorrefinaria de microalgas.
O objetivo final do projeto NABIA é desenvolver um sistema integrado utilizando microalgas para descontaminar águas residuais e águas de consumo, tendo por base o conceito de economia circular.presa destinada ao desenvolvimento e comercialização de produtos inovadores e patenteáveis na área da Química Verde, especialmente direccionados para a indústria óptica, mas com atuação em diversas áreas industriais, nomeadamente biotecnologia, bioplásticos e ambiente.
O objetivo central é desenvolver serviços/produtos “verdes”, apostando na investigação e na inovação, em resposta aos desafios ambientais, promover a economia circular e aplicar a investigação científica às necessidades das empresas e da Sociedade.
Projeto inovador que visa a produção e comercialização à escala global de soluções de embalagem mais ecológicas, mais digitais e mais inclusivas. A Embalagem do Futuro® prevê a criação de novos produtos, serviços e linhas produtivas capazes de produzir embalagens sustentáveis, desde a matéria-prima, ao design de produto, engenharia, moldes e ferramentas, processamento e fabrico, sistemas de informação e transição digital, marketing social, recolha e reciclagem. Embalagem do Futuro® mobiliza ao todo 79 entidades, comprometidas em transformar o tecido industrial português do Setor da Embalagem.
A PTScience participa nas actividades de investigação e desenvolvimento do PPS12, cujo o âmbito de aplicação são embalagens premium para cosmética produzidas com biopolímeros e fragrâncias naturais, através de técnicas avançadas de injeção, com integração de tecnologias RFID para garantia da autenticidade do produto.
A Agenda INOV.AM pretende desenvolver e difundir tecnologias e materiais para a fabricação aditiva, visando a sua aplicação num conjunto lato de áreas de aplicação, permitindo a produção de produtos personalizados e de alto valor acrescentado. O consórcio envolve 73 entidades.
A PTScience participa em 4 sub-projectos:
Infraestrutura de suporte à inovação para desenvolvimento de componentes plásticos, prototipagem e design industrial. Rede Colaborativa de empresas para o desenvolvimento experimental, teste e validação de novos produtos e processos de base tecnológica, no domínio da inovação para desenvolvimento de componentes plásticos, prototipagem e design industrial.
A indústria óptica necessita de estar em constante evolução, impulsionada pela procura cada vez maior por produtos personalizados, sustentáveis e inovadores. Neste contexto, o projecto visa reforçar a posição do consórcio nos diversos mercados ao oferecer soluções avançadas e eficientes para o setor, através de uma abordagem competitiva e diferenciadora.